FAZENDA-ESCOLA

A Reserva da Laguna apresenta-se como uma excelente ferramenta para auxiliar na fixação dos temas abordados na sala de aula através de atividades práticas e vivência no campo.

Nosso objetivo é proporcionar um ambiente em que se possa aprender com emoção, participar de atividades coletivas que envolvam e despertem a necessidade da integração social, contatos com animais explorando o conhecimento, habilidades e as atitudes dos alunos.

Abordagem de temas voltados ao meio ambiente, história e geografia, com uma equipe qualificada de monitores nas suas respectivas áreas de atuação (biólogos, veterinários, historiadores), trilha ecológica em ecossistemas preservados, abordando aspectos relacionados a água, ar, solo, impactos humanos e perspectivas para as futuras gerações.

Nosso trabalho é desenvolvido através da pedagogia por projetos com desenvolvimento de competências – Conhecimento, Habilidades e Atitudes – e as atividades são sempre  dirigidas serie a serie, personalizadas conforme as necessidades de cada programa pedagógico curricular.

A nossa metodologia por projetos com o desenvolvimento de competência é o nosso diferencial, fazendo que cada visita à fazenda seja uma nova oportunidade de aprendizado. A proposta metodológica também é distintiva pela sua concepção educativa: o conhecimento efetivo que se transforma em competência sempre resulta do engajamento do educando em uma ação concreta, especialmente as que são criativas e transformadoras.

Aprende-se de forma significativa através do engajamento em ‘processos de mudança, quando, de fato, se formula, executa e avalia projetos. A organização baseada na Pedagogia por Projetos facilita, estrutura e integra os conteúdos de aprendizagem a partir da busca de respostas e resultados. Assim, o participante aprende por meio de experiências vividas, problemas enfrentados e ações por eles desencadeadas.

  • Animais (peixes, anfíbios, repteis, aves e mamíferos ), explorando a anatomia  comparativa, hábitos alimentares, locomoção, respiratório, digestivo, reprodutor, excretor, tecidos, esqueletos e sistema nervoso.
  • Vertebrados: peixe, anfíbios, repteis e mamíferos.
  • Invertebrado: moluscos, insetos, artrópodes, anelídeos etc.
  • Relação presa-predador e parasita e hospedeiro.
  • Plantas: horta orgânica, técnicas de produção, lixo orgânico, minhocário, compostagem, chás medicinais, matas ciliares e nativas e exóticas.
  • Ar: poluição, liquens, sol, nuvens, sombreamento, chuva, ciclo do carbono, hidrogênio e oxigênio.
  • Solo: tipos de solos, formação geológica,texturas, erosão, coberturas vegetais.
  • Identificação dos recursos naturais ( sons, cores, texturas, formato, tamanho, peso, etc.)
  • Orientação solar: Pontos cardeais e colaterais, nascente e poente, ventos, interpretação da natureza, orientação cartográfica, orientação pelos astros.
  • Relevos, matas ciliares, cursos dágua, lagos, lagoas e rios, tipos e utilização dos solos.
  • Evolução homem natureza, equipamentos rurais, meios de transporte.
  • Legado dos grupos ancestrais, cultura do gaúcho e colonização.
  • Jogos cooperativos, dinâmicas de grupos, futebol, vôlei, pescaria ecológica,
  • Caminhadas, trilhas e muitas atividades ao ar livre.
  • Ecossistemas, seres vivos, habitat e nicho ecológico, componentes bióticos e abióticos, produtores e consumidores, decompositores, cadeia alimentar, epífitas e parasitas, seleção natural, predação e decompetição.
  • Classificação vegetal, fungi, plantas e liquens
  • Reprodução, partes das plantas (raiz, caule, flor, sementes e frutos)
  • Fitoterapia, horta orgânica e plantas nativas e reflorestamento.
  • Efeito estufa, camada de ozônio, Ciclo do carbono, ciclo da água de nitrogênio.